TEXTO BASE:

JOSUÉ 14:6-15

6  Chegaram os filhos de Judá a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti.

7  Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração.

8  Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus.

9  Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o SENHOR, meu Deus.

10  Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos.

11  Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar.

12  Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu.

13  Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança.

14 Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel.

 

A – INTRODUÇÃO

Calebe agora tinha 85 anos estava para muitos no final da sua vida, mas ele encontrou forças aonde não tinha para conquistar a sua promessa, Calebe viu o monte do gigante e viveu o revigorar do Espírito em sua vida. A visão que Calebe teve o sustentou por 45 anos lhe dando forças e vigor para que deixa-se de ser uma visão, para ser sua possessão.

Calebe sentia-se impulsionado pela visão divina a dedicar-se completamente, a fim de dar cumprimento àquela visão celestial em sua vida. Deus instalou o claro senso do futuro na alma de Calebe, por isso sua alma não tinha brechas para o cansaço, para a falta de forças, para o desanimo, para a passividade e conformismo.

Calebe continuava pronto para guerrear e conquistar a terra da sua promessa e nem mesmo a força do tempo poderia roubar a sua vontade e chamado, mas a cada dia que passava Calebe era impulsionado para conquistar.

Calebe poderia ter esquecido tudo aquilo que o Senhor havia lhe prometido por causa da força do tempo, mas a promessa lhe deu forças no seu corpo para que ele buscasse a realização do seu sonho para si e para sua casa, o diabo quer aprisionar a muitos na impotência quando se chega á 3º idade, mas assim como Calebe nós vamos receber um vigor que vem do Espírito que vai te impulsionar a realização do seu sonho.

 

 

B – A FORÇA DO TEMPO TRAZENDO DESGASTE NO HOMEM.

NUMEROS 14:27

27  Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim.

28  Dize-lhes: Por minha vida, diz o SENHOR, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.

29  Neste deserto, cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;

30  não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.

Satanás quer trazer um desgaste no homem para que o homem seja roubado:

  • Na sua força física;
  • No seu animo;
  • E na sua comunhão com Deus;

Desta forma satanás lança situações que vem para roubar o homem fazendo que ele gaste a sua vida naquilo que não é eterno fazendo que ele olhe para suas realizações e veja que nada fez e fiquemos frustrados por causa disto, isto nós podemos observar em toda uma geração que morreu no deserto frustrada por que gastou a sua vida e tudo o que tinha em conquistas efêmeras.

O inimigo queria:

— trazer desgaste

— desencorajar

— colocar timidez

— tirar a intrepidez

— trazer desgaste espiritual

— colocar medo

  • pesar sobre eles com ameaças para que não tivessem mais liberdade.

Salmos 90:10  Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.

Tal situação ocorre, muitas vezes, em nossas vidas, de sorte que, se nos deixarmos tomar por elas, o brilho de nossa fé acaba por ficar empanado e acabamos por perder a alegria, o ânimo, o entusiasmo, o espírito de conquista, para nos tornarmos apáticos, conformados, retraídos, incrédulos, decepcionados e sujeitos a força do tempo.

Satanás põe muitos que estão na 3º idade uma fraqueza uma debilidade que o tempo produziu sobre o homem por ele ter:

  • POR APENAS CORRER ATRÁZ DE UMA URGENCIA NÃO SE IMPORTANDO COM O FUTURO;
  • GASTO AS SUAS FORÇAS EM SITUAÇÕES PASSAGEIRAS;
  • POR TER VIVIDO DERROTAS PELA SUA PASSIVIDADE E CONFORMISMO;
  • PERDA DA SUA COMUNHÃO COM DEUS;
  • PELA FRUSTRAÇÃO DE VIVER SEM UMA PERSPECTIVA DE FUTURO;

Tudo isto nos podemos observar na geração que morreu no deserto, durante 40 anos eles lutarão e só conquistarão aquilo que era efêmero e não construirão um legado para sua posteridade fazendo que eles morressem frustrados no deserto.

E desta forma satanás quer lançar esta condenação sobre muitos para que nos últimos dias da sua vida você fique fraco e debilitado por causa da sua luta e desta forma você fique frustrado e morra no deserto que satanás já te colocou.

 

 

C – RECEBENDO O VIGOR DO SENHOR NO SEU ESPÍROTO, NA ALMA E NO SEU CORPO.

Isaías 40:29-31 – “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”.

Josué e Calebe viveram a manifestação de um vigor que n ao era normal que o impulsionou a ter conquistas.

Josué e Calebe tinham um espírito diferente, pois neles havia um sentimento apostólico que os impulsionava em direção a promessa que eles havia recebido e viverem aquilo que Deus queria realizar através da vida deles.

Quando o você tem este  espírito diferente você recebe um vigor que te impulsiona e te faz ser forte quando todos te imaginam um fraco desta forma você experimenta tudo através do seu posicionamento não importando o tempo ou as circunstancias que te cercam Josué e Calebe entrarão na sua terra e não perder ma nenhuma batalha mas na sua velhice eles conquistaram a sua terra e deixarão um legado para toda a sua posteridade.

Recebendo o vigor do Espírito Santo em sua vida:

 

  • RECEBEMOS VIGOR NO ESPÍRITO, QUANDO MANTEMOS VIVA A NOSSA  COMUNHÃO COM DEUS.

NUMEROS 14:24  Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.

JOEL 2:28 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões.

Manter a sua comunhão com Deus é você a despeito daquilo que você esta vivendo ou passando não deixar com que isto te afaste da presença do Senhor, mas permanecer com a sua chama viva na presença do Senhor.

O que diferenciava Josué e Calebe era o que estava no seu espírito, pois eles tinham um espírito apostólico um sentimento diferente diante dos desafios e das lutas, pois eles viviam no vigor do espírito Santo.

 

  • RECEBEMOS VIGOR NA ALMA, QUANDO NOS ALIMENTAMOS COM  O SONHO E A PROMESSA.

Lamentações 3:21  Quero trazer à memória o que me pode dar esperança

A fonte da juventude de Calebe estava em subir pela fé na dimensão do Espírito e permanecer fiel à visão do futuro que Deus tinha injetado em seu coração e para a qual Deus lhe permitiu viver, apesar de toda a sua geração ter morrido com exceção de Josué.

Josué e Calebe alimentavam-se do seu sonho e da promessa que haviam recebido do Senhor e isto os impulsionava em direção a terra de sua promessa.

Deus tem promessas para o seu povo se alimente delas não perca o teu vigor alimentando a desgraça e a solidão, mas se alimente daquilo que pode produzir vida dentro de você se alimente do teu sonho e da sua promessa.

 

  • RECEBEMOS VIGOR NO CORPO, QUANDO ESTAMOS  DISPOSTOS E DETERMINADOS  A  BUSCAR A HERAN ÇA QUE DEUS NOS DEU.

Viver de acordo com um poder e energia que inegavelmente transcendem a nossa capacidade natural e nos dá uma intensidade de dedicação à visão que: o deserto; o stress; o cansaço; o tempo; o desgaste; a idade não pode enfrentar, excedendo em muito a tudo quanto fomos, antes de tomar posse da visão e andarmos na dimensão do Espírito.

O resultado de nossos esforços, como vimos na vida de Calebe, serve para comprovar o poder de Deus que em nós opera.

Quando tomamos posse da visão que Deus tem para nossas vidas como seu Corpo Vivo aqui na Terra, contra o qual as portas do inferno não podem prevalecer, nos tornamos eficazes, a despeito de nos faltarem qualificações seculares, porque nos movemos na força do Todo Poderoso, que nos deu a Visão para que se manifeste não só em nossa vida, mas principalmente como testemunho de Seu poder em nossa geração.

 

D – CONCLUSÃO.

Deuteronômio 34:7  Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor.

Moisés morreu com cento e vinte anos e os seus olhos não se enegrecerão e nem foi lhe foi tirado o seu vigor tudo porque ele viveu o renovo do Espírito por ter andado na presença e na espera que o Senhor tinha para ele e como Moisés Deus vai te encher te vigor para que você possa viver a concretização dos teus sonhos e promessas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *