Uma das coisas que mais ajudam no ensino é o ter objetivos claros e
específicos. Muitos professores trabalham meses e meses sem objetivo definido,
a não ser o de apresentar o material que se lhes forneceu. Isto responde por
muita incúria, vacuidade e falta de interesse. Sem um alvo certo e preciso,
definha-se o ensino por falta de perspectiva, de propósito e de objetividade. E
também não se poderá avaliar os resultados do ensino, pois que não visa a coisa
definida; e, assim, não sabemos para onde ele se dirige e nem onde chegará.
Com Jesus, as coisas caminhavam de modo mui diferente. Ele nunca
ensinava somente pelo fato de ser chamado a ensinar. Ele sempre tinha um
propósito e fins definidos a atingir. Sabia muito bem o que queria, e caminhava
nesse sentido. Sabia para onde ia e de maneira firme caminhava para a
consecução do seu objetivo sem olhar para oposições ou derrotas. “Vim para que
tenham vida” (João 10:10). Buscou, assim, “transformar as vidas de seus
discípulos, e, por meio deles, transformar outras vidas e regenerar a sociedade
humana”. Muitas coisas estão incluídas neste seu objetivo geral.
1. Formar Ideais Justos
Os ideais são no mundo as forças impessoais mais poderosas para a
construção do caráter. Eles são como a carta, o mapa, o guia para o curso da
vida. Em grande parte controlam nossa conduta. Assim é que surtos instintivos
são largamente dominados por eles. Um jovem pode recusar tomar um gole de
pinga, ou deixar de dar uma tragada, ou de dançar, unicamente por causa dum
ideal que abraçou. Certo jovem deixou de tomar parte numa noitada alegre com
seus amigos só pelo fato de lembrar que nenhum de seus parentes mais velhos
jamais fora culpado de tais práticas. W. S. Athearn tem grande razão quando diz:
“Os ideais são as polias pelas quais elevamos nossa natureza a níveis mais
altos.” Eles determinam a eficácia de nossos anseios emocionais e pesam em
nossas resoluções.
Os resultados dos compromissos de três consagrados cristãos de agirem
como mordomos de Deus, no que respeita a suas posses, podem ser inteiramente diversos, muito embora os três sejam igualmente sinceros. Um
deles pode achar que deve dar quando a isso se sentir inclinado, e só dará
quando o pastor o mover a isso; o segundo pode achar que deve pagar o dízimo
— nada mais, nada menos — seja qual for a sua renda; já o terceiro pode achar
que tudo pertence a Deus e que deve dar a Deus mais do que nove décimos.
São os ideais que fazem a diferença nos resultados de suas resoluções. Assim, o
conhecimento apropriado é necessário ao viver apropriado. Não se pode viver
melhor do que aquilo que se conhece. A conduta reta ou certa tem sua raiz na
reta compreensão. Assim, aquilo que amolda os ideais do povo determina em
larga escala o seu destino.
Por isso, Jesus buscou formar ideais retos e justos. “Sede perfeitos como é
perfeito o vosso Pai celestial” (Mat. 5:48). Ele procurou de modo especial dar a
todos uma compreensão mais clara da natureza de Deus e de sua atitude para
com a humanidade.
Jesus apresenta Deus mais como o Pai cheio de amor que se sente mal
com os pecados do homem, e não tanto como um monarca sem coração que
não se interessa pela humanidade necessitada. As parábolas da dracma perdida,
da ovelha transviada e do filho pródigo revelam o coração de Deus. Jesus nos
apresenta o homem como transviado e necessitado da influência regeneradora
do Espírito de Deus, se quiser ele entrar no Reino de Deus. Isto se vê na
conversa de Jesus com Nicodemos (João 3:1-14). No Ensino do Monte, especialmente
nas Beatitudes, Jesus esboçou as qualidades e práticas que devem
caracterizar os cidadãos do Reino, tanto na vida particular como em suas
relações públicas. Ele alertou a todos contra o orgulho, a cobiça, a raiva para
com outro irmão, e contra o olhar para a mulher, cobiçando-a. Ele propôs uma
filosofia para guiar nossa conduta, que, afinal é a coisa mais importante na vida,
como, aliás, descobriu W. J. McGlothlin, quando percebeu que um homem o
seguia num parque à noite e estava ele mais interessado na filosofia da vida
humana do que mesmo em saber se tal homem era mais forte do que ele, se se
tratava de um negro, ou se este trazia consigo uma garrucha.
O povo corria para Jesus, porque ele o alimentava com verdades que seu
coração desejava ansiosamente. Os professores de Escola Bíblica Dominical
devem aprender bem a lição que este fato contém: nossos alunos afluirão, se os
alimentarmos regularmente. Assim como há pássaros que sistematicamente
voltam às mesmas praças de certas cidades da Europa central, porque certas
pessoas em seu testamento deixaram importâncias especiais para a alimentação
regular deles ali, também nossos alunos virão sempre às nossas aulas, se lhes
dermos algo que valha a pena. Toda a responsabilidade na sustentação duma
Escola Bíblica Dominical não descansa sobre os ombros dos visitadores da
Escola, não. A responsabilidade maior recai sobre o ensino que deve ser
enriquecido com a visitação. Deve haver um impulso que venha de dentro para fora através da instrução, bem como um apelo que venha de fora para dentro,
através da persuasão. “Nenhuma porção de entusiasmo, nenhum colorido
anedótico, e nenhuma fluência de elocução poderá substituir o conhecimento que
se transmite ao aluno.”
Nestes dias em que tanto se enfatiza no ensine a solução de problemas e o
tratamento das situações da vida, não esqueçamos a necessidade de plantar
verdades divinas na mente de nossos alunos e de construir sólidos ideais de vida.
Ideais e sentimentos mais elevados são necessários para dar unidade à vida,
afirmam os psicólogos. “Assim como pensa em seu coração, assim é o homem”
(Prov. 23:7).
2 . Firmar Convicções Fortes
Jesus não ficou apenas a transmitir conhecimentos sobre assuntos morais e
espirituais. Foi mais adiante. Ele bem sabia que só o conhecimento ou a
informação não venceria os desejos instintivos e o mau ambiente. Pode-se
conhecer bem os males acarretados pela perversão sexual, o perigo das bebidas
alcoólicas e da jogatina, e não obstante viver-se escravizado a um ou a todos
esses vícios. Têm-se encontrado em casa de má fama homens com folhetos
religiosos e até Evangelhos em seus bolsos. Um pobre vagabundo que surgiu
certa vez num acampamento de colegiais leu o grego tão fluentemente como o
inglês, que o grupo de estudantes acabou tirando-lhe o chapéu e com ele
levantou uma coleta para que o infeliz pudesse comprar mais cachaça!
Pode-se dizer que resultou aquilo em mal maior, e, na verdade, algum
diplomado daquele colégio esteve ligado àquela troça lamentável. Mais de
quinhentos diplomados têm sido salvos nos cortiços da cidade de New York,
alguns dos quais lá tinham ido para realizar obra de soerguimento moral. O
Mestre nunca se iludiu pensando que basta o conhecimento para curar o homem
de seus males. Quando ele disse: “A verdade vos libertará” (João 8:32), disse
isso aos judeus que criam nele, e condicionou essa afirmativa à permanência
deles em sua palavra.
Assim, pois, o Mestre tanto buscou aprofundar as convicções como implantar
a verdade. Noutras palavras: Ele reconhecia a necessidade de despertar o
sentimento e desenvolver atitudes. Seu alvo final era a vontade. Ele reconhecia,
como nós também, que a verdade deve possuir luz e também calor para ser
eficaz. Deve desenvolver-se o sentimento de obrigação, como afirma W. A.
Squires: “Ele tratou da vida em sua plenitude, e não meramente do processo
mental de seus alunos. Ele nutriu a vida emotiva, bem como a vida intelectual de
seus discípulos.” Com esse propósito, buscou despertar interesse por certos
assuntos e também proporcionar informações sobre eles. Sempre estavam em seus lábios perguntas como estas: “Que vos parece?” (Mat. 18:12). “Que pensais
vós do Cristo?” (Mat. 22:42). Assim, despertando meditações posteriores sobre
o assunto, despertava o interesse e aprofundava as convicções. Também
apelava de contínuo ao amor, aos sentimentos de afeto. Belo exemplo de seu
esforço, no sentido de aprofundar a lealdade de Pedro, vemos na pergunta que
lhe fez três vezes: “Amas-me mais do que estes?” (João 21:15-17).
Semelhantemente valeu-se do temor e do ódio para firmar as convicções,
inclusive o temor do inferno e o ódio ao pecado. Também enfatizou recompensas
e punições. Falando sobre o juízo futuro, descreveu pessoas condenadas às
trevas exteriores, dizendo: “ali haverá choro e ranger de dentes” (Mat. 25:30).
À luz dessa ênfase, não podemos negar que os discípulos, ouvindo tais
palavras, ficassem profundamente emocionados com a importância e a
veracidade de suas afirmativas. Jesus despertava, então, atitudes pró ou contra
esses assuntos apresentados. Bem faremos nós em seguir o exemplo de Jesus,
porque, se queremos que nosso ensino alcance os resultados desejados; nossos
alunos precisam sair de nossas aulas percebendo bem o valor das verdades ali
estudadas e debatidas, levando consigo a firme resolução de fazerem algo no
sentido de praticar o que ouviram. Somente desta forma se dará às verdades
ensinadas aquela ênfase precisa, coisa tão necessária nestes tempos em que
não se dá grande valor a assuntos sérios, chegando mesmo não poucos a troçar
e rir das verdades religiosas. O ensino deve fortalecer, e não enfraquecer as convicções.
A juventude deve ser fortalecida no seu íntimo, e assim estar preparada
para viver bem num ambiente depravado. Quando Rudyard Kipling levou seu filho
a um passeio de barca e se lhe disse que o rapaz havia pulado nágua e morreria
certamente caso o pai não o acudisse, ele apenas disse: “Não; isso não
acontecerá, pois o rapaz sabe o que faz.” Devemos desenvolver em nossos
alunos convicções tão fortes para que eles se mantenham resolutos e
invencíveis.
3 . Converter a Deus
A principal tarefa do professor é propriamente relacionar seu discípulo com
Deus. É este o ato religioso inicial do indivíduo, e é o mais importante. Dado que
o aprender não fica completo sem uma resposta da parte do aluno, assim
também o ensino de religião não se completa sem que o indivíduo responda a
Deus. Nunca estaremos retamente relacionados conosco ou com nossos
semelhantes, enquanto não o estivermos com Deus. É esta a única base para se
obter vida genuinamente integrada e unificada. Assim como a agulha magnética
oscila e não se firma enquanto não aponta para o norte, igualmente o indivíduo
vagueia enquanto não se relaciona com Cristo. Josh Billings tem razão ao afirmar
que “só teremos corridas de cavalos limpas e honestas quando tivermos uma raça humana honesta”. A retidão só aparece quando a gente se converte a
Deus. É este o alicerce de todo o progresso moral.
Todas as atividades da vida devem ser dirigidas deste centro. É o maior
ajustamento da vida. “A alma de toda cultura é a cultura da alma.” Estão certos
os católicos romanos ao afirmarem que problemas como o do sexo só se
resolvem à luz do temor e do amor de Deus. Isto é verdade também no que
toca à temperança e à paz mundial. Assim disse Cristo: “Buscai primeiro o
reino de Deus e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”
(Mat. 6:33). Ele disse também: “Se não vos arrependerdes (mudardes vossa
mente), todos de igual modo perecereis” (Luc. 13:3). Ele disse ainda ao culto
Nicodemos: “Quem não nascer de novo (de cima) não pode ver o reino de
Deus” (João 3:3). Assim Cristo primeiro cuidou de levar o povo à conversão a
Deus e essa também é a nossa grande obra como professores.
A experiência da conversão é descrita como nascimento, ressurreição,
iluminação, novo coração, mudança de mente. Pode variar na forma conforme
o temperamento, a idade, a cultura e o grau de pecado; mas em todos os
casos envolve a harmoniosa relação da pessoa humana com a divina. Pode
ser uma experiência sem alarde ou do tipo revolucionário; pode ser gradativa
ou repentina; pode ser dominantemente intelectual, emotiva, ou volitiva; pode
ser mais viva libertação do pecado ou mais sensível marcha para a retidão.
Em cada caso, porém, há uma entrega a Deus e o transpor da linha divisória
para se entrar na vida cristã.
Da conversão resultam novos motivos, novos interesses e novas atividades.
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o
teu entendimento, e com todas as tuas forças” (Mar. 12:30). É esta a experiência
que transforma o mundo. “O convertido hotentote da África está mais perto do
centro da vida do que o mais culto pagão da América.”
A mãe do governador Joseph W. Folk dizia pura verdade ao afirmar que
não se orgulhara tanto de Joe no dia em que ele assumira as rédeas do governo
como quando ele se filiara à sua igreja (batista). Cada professor de Escola Bíblica
Dominical deve ensinar, orar e agir para que cada aluno submeta sua vida
a Deus o quanto mais cedo possível. Cada um de seus alunos deve ser levado a
dizer como o filho pródigo: “Levantar-me-ei e irei ter com meu pai” (Luc. 15:18).
4. Relacionar com os Outros
O viver cristão envolve relações retas para com o homem, assim como para
com Deus. Na verdade, ambas estas coisas acham-se envolvidas na mesma
experiência. Quando Jesus resumiu o primeiro mandamento, acrescentou isto à nossa relação para com Deus — “amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mar.
12:31). Ao enfatizar a doutrina das recompensas na eternidade, Jesus disse que
tais recompensas se baseiam no ter dado comida ao faminto, água ao sedento,
roupas ao nu, no tratar bem o estrangeiro, o enfermo e os presos (Mat. 25:
35,36). João foi mais longe, dizendo: “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a
seu irmão, é mentiroso” (I João 4:20).
Isto significa que somos convertidos como seres sociais mais do que seres
independentes. Devemos estar em harmonia com os homens tanto quanto com
Deus. Henry C. King disse certa vez: “A religião está serzida com todas as
relações, tendências e esforços humanos, indeslindavelmente mesclada com
todas elas. E devemos compreender que sua glória está não num majestático
isolamento, e, sim, nessa capacidade de permear e dominar toda a vida.” Jesus
buscou harmonizar uns com os outros, bem como convertê-los a Deus. E ele
espera que façamos o mesmo.
Várias coisas são envolvidas nesta obra de levar os homens a manter boas
relações entre si. Em primeiro lugar, Jesus enfatizou o evangelho do amor, como
indica o mandamento já referido. Jesus foi mais além, e disse: “Amai-vos uns aos
outros como eu vos amei” (João 13:34). Ele sabia que o verdadeiro amor
derrubaria todas as barreiras. Assim, alertou a todos contra o ódio,
recomendando: “Orai por aqueles que vos perseguem” (Mat. 5:44). Não podem
existir boas relações quando reina o ódio. Na verdade, o ódio é o primeiro passo
para o homicídio. Jesus enfatizou também, e muito, a necessidade do espírito
pacifista, e disse: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados
filhos de Deus” (Mat. 5:9). Sobre a pureza sexual, disse: “Qualquer que olha para
uma mulher, cobiçando-a, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mat.
5:28).
A ênfase que deu, e igualmente sua atitude, nos ajudam a pôr de lado as
bebidas alcoólicas, os preconceitos raciais, a resolver os problemas entre patrões
e empregados, e a eliminar a guerra. Se relações pacíficas dominarem os setores
todos, já elas se estabelecerão não por intermédio de diplomatas encolarinhados,
a beber cocktails e inebriantes junto a mesas de conferências internacionais, e,
sim, por meio de Escolas Bíblicas Dominicais e doutros professores dum mundo
construído por uma juventude sadia, que então manterá atitudes retas e justas
para com pessoas de todos os climas, cores, classes e credos.
5 . Resolver os Problemas da Vida
Em todos os seus ensinos Jesus nunca se esqueceu dos problemas íntimos
de seus ouvintes, e sempre buscou resolvê-los, para fazer deles discípulos felizes
e unificados. “Seu ensino é essencial e inteiramente ocasional… tirado de emergências do dia e da hora, do contato com o povo, de conversas e incidentes.” A
ênfase dada por Cristo era sobre a própria vida e não sobre coisas materiais.
Sem contar o Ensino do Monte, a maior parte dos seus ensinos registrados era
para ajudar indivíduos a resolverem problemas específicos que os desafiavam.
Ele não empregou termos gerais, como religioso, espiritual, ético e consciente,
mas acoroçoou virtudes particulares. Até parece que ele disse as bemaventuranças
por ver diante de si pessoas que estavam lutando com problemas
referentes ao orgulho, à impureza, à tristeza e a outros mais.
Certo velho professor de latim disse que não ensinava latim, e, sim, a alunos;
igualmente o Mestre não ensinava propriamente a verdade, e sim, a pessoas, e
as Escrituras e outros materiais eram apenas meios para esse fim. Até mesmo o
versículo das Escrituras que enfatiza a inspiração diz que elas não são em si um
fim, mas que são “úteis para ensinar… para que o homem de Deus seja perfeito,
e perfeitamente preparado para toda boa obra” (II Tim. 3:16,17). “Jesus sempre
visava a própria vida, mais do que o intelecto.”
Podemos ver que ele de fato enfatizava isso quando estudamos todo o seu
ministério. Ele citou vinte livros dos trinta e nove do Velho Testamento, em seus
ensinos, e sempre em relação com algum problema ou situação que estava
embaraçando seus discípulos. Ao lidar com a mulher junto ao poço, se
aprofundou na vida dela para lhe revelar sua necessidade. Conversando com
Nicodemos, colocou seu dedo justamente \o ponto fraco do seu farisaísmo
formalista e lhe ensinou a lição da necessidade e natureza da conversão.
Quando o buscou o jovem rico e lhe perguntou o que devia fazer para herdar a
vida eterna, Jesus fez perguntas até que o moço descobrisse que suas posses
constituíam seu capital problema, e daí Lhe aconselhou o que devia fazer de
suas propriedades.
Provavelmente o exemplo mais frisante é o daquele homem que quis que
Jesus induzisse seu irmão a dividir com ele a herança, e isto precisamente
quando Jesus estava falando sobre os cuidados e a providência de Deus. Aquele
pedido estava completamente fora de ordem, em inteira desarmonia com a
ocasião, e, assim, mui natural seria que Jesus ignorasse aquela solicitação ou
repreendesse o intruso, e prosseguisse em sua mensagem. Mas o Mestre dos
mestres não fez nada disso. Percebendo a cobiça que lavrava no coração
daquele homem, desviou-se um bocado do que vinha dizendo e lhe deu uma
lição sobre o valor da vida humana, lição que tem sido grande bênção para todo
o mundo. Disse, então, a parábola do rico próspero e insensato que construiu
celeiros e tulhas mais vastas para recolher sua enorme colheita, e com tal
ilustração levou aquele ganancioso a perceber sua lamentável atitude de cobiça
(Luc. 12:13-21).
Se deve hoje em dia em nossas Escolas Bíblicas Dominicais enfatizar mais
uma coisa que outra, esta é a verdade capital: ensinemos alunos, e não lições. O
moto de cada professor deve ser este: “ensino que tem finalidade certa, para o
aluno saber como viver”. O professor de adultos que não permite que um aluno
faça perguntas, alegando que o tempo é escasso e que “é preciso dar toda a
lição”, não descobri;’ ainda qual a função principal do mestre. Quando
necessário, devemos até nos desviar da lição do dia para atender à necessidade
da classe. Muitos pregadores assim fazem em seus sermões. George W. Truett
nos conta que certa vez pregou um sermão inteiro para beneficiar certo ouvinte
dum grande auditório. Mas, assim fazendo, beneficiou a muitos do auditório, bem
como Jesus ajudou a humanidade de todos os séculos, desviando-se de sua
mensagem formal para satisfazer às necessidades de um indivíduo cobiçoso. Se
nada aprendemos de todo neste estudo de Jesus como mestre, não esqueçamos
nunca que ele ensinou para resolver as necessidades e problemas da vida.
6 . Formar Caracteres Maduros
Jesus desejava não apenas obter uma resposta definida para seus ensinos,
e nem só resolver por meio deles problemas específicos da vida. Ele olhava
ainda mais para diante, e desejava assim, desenvolver em seus seguidores
aquelas graças que lhes possibilitariam conjurar suas fraquezas e vícios e fazer
deles caracteres fortes, íntegros e verdadeiramente cristãos. Carlos F. Kent
assim se expressa a respeito dos objetivos de Jesus: “Livrar os homens de
cederem às tentações que sorrateiramente assaltam cada homem e cada mulher;
ajudá-los a vencer as paixões que se precipitam sobre eles; libertar o altivo
coletor de sua ganância; a mulher da rua, daquelas influências que quase
irresistivelmente a prendem e arrastam.” Jesus buscou criar e desenvolver
virtudes positivas, tais como a honestidade, a humildade, a pureza, o altruísmo, a
bondade, o sacrifício, que enobrecem o caráter, firmam a conduta e alegram o
viver. Desejou para seus discípulos uma vida o mais humanamente possível,
liberta do pecado.
Muitos fatos da vida de Jesus provam cabalmente este seu glorioso objetivo.
Ele denunciou corajosamente os fariseus que viviam a religião de modo
exterior e que intimamente não passavam de consumados hipócritas. Um dos
quadros mais vivos pintados por Jesus está na sua parábola do fariseu e do
publicano a orarem no templo. O fariseu publicamente se ufanava de sua
bondade e religião, enquanto o contrito publicano suplicava a misericórdia divina
para si, pobre pecador. Jesus fez pouco das orações formalistas, dos jejuns, das
dádivas ocas, dos dízimos por obrigação, e louvou as atitudes apropriadas e
naturais, que procedem do coração. Ensinou a seus discípulos que deviam ir
além das prescrições da lei e dos profetas, e os ajudou a olhar mais para os
motivos e intenções do que para os ritos exteriores.
A ira e o homicídio são coisas condenáveis; e o olhar para uma mulher,
cobiçando-a, é tão pecaminoso quanto o adultério. Os discípulos de Jesus
deviam proceder honesta e sinceramente, com juramento ou sem ele; deviam
colocar-se acima da vingança, chegando mesmo, quando esbofeteados numa
face, a mostrar a outra para ser ferida; deviam amar e considerar seus inimigos
como amigos. Jesus ensinou que o cristão deve crescer como as plantas —
“primeiro a erva, depois a espiga, e por último o grão cheio na espiga” (Mar.
4:28). Aconselhou a Pedro que alimentasse os cordeiros, as pequenas ovelhas e
as ovelhas (João 21:15-17). Ensinou que “o céu não se conquista de um salto,
mas que devemos construir a escada pela qual subiremos da terra aos elevados
céus, e que lá chegaremos de etapa em etapa”.
Para que a experiência de seus discípulos fosse verdadeira, completa e
permanente, Jesus exigiu, que eles pensassem bem no custo e nas dificuldades
antes de resolverem segui-lo; exigiu que se certificassem bem de que o afeto que
tinham por ele sobrepujava a todas as afeições temporais e terrenas; exigiu que
renunciassem a tudo quanto possuíssem, que tomassem diariamente a sua cruz
e o seguissem. Jesus mostrou-se bem mais interessado na qualidade de seus
seguidores do que na quantidade deles; importou-se mais com o valor deles do
que com o seu número; mais com resultados permanentes do que com êxitos
temporários.
Se queremos seguir o exemplo dele, urge reconhecermos que importa mais
obter uma resposta genuína e sincera do que uma adesão imediata e impensada;
urge ver que nossa tarefa apenas se iniciou, quando algum de nossos alunos se
converte; e que nossa obra de mestres é formar nele “o homem maduro, à
medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef. 4:13). W. E. Hatcher disse bem:
“Pelo menos é tão importante salvar aquilo que já temos como salvar o que ainda
está perdido.” E J. B. Gambrell afirmou: “Os batistas têm evangelizado e
batizado, mas não têm ensinado. Disto decorrem muitos dos seus males.”
7 . Preparar para o Serviço Cristão
A tarefa final do Mestre dos mestres foi preparar e treinar seus discípulos
para que espalhassem por todo o mundo os seus ensinamentos. Grande parte do
fim de seu ministério ele dedicou a essa tarefa. Ficaram tão bem preparados que
eles e seus sucessores conseguiram arrebanhar maior número de seguidores
que qualquer outro grupo de mestres religiosos. Foram eficientíssimos,
conquanto não pertencessem ao grupo de mestres e técnicos dos escribas e
rabinos. Não tiveram treinamento profissional específico, mas, após aquele breve
período de preparação com Jesus, tornaram-se os mestres mais consumados
deste mundo. Os onze, os setenta, e outros mais iniciaram o ensino da mensagem em sua marcha para conquistar o mundo, e até hoje essa gloriosa
cruzada ainda não cessou. O ensino deles percorreu todo o globo terrestre e modificou
a marcha da história.
Vários elementos fizeram parte daquele treinamento. Jesus disse a seus
discípulos: “Vinde após mim; eu farei de vós pescadores de homens” (Mat.
4:19). Também “selecionou doze, para estarem com ele, e para enviá-los a
pregar” (Mar. 3:14). O primeira, e provavelmente o mais importante aspecto do
treinamento deles foi a associação pessoal com Jesus, aprendendo eles
mediante o exemplo e a imitação. Eles viram como Jesus simpatizava com o
povo, como o confortava, alimentava, curava; e, assim, apanharam o seu
espírito. A segunda fase foi mediante o ouvir os incomparáveis ensinos de Jesus,
em várias circunstâncias, e sobre grande série de assuntos. Aprenderam
“ouvindo com os ouvidos”. Por fim, Jesus lhes confiou serviços práticos
concedendo-lhes que balizassem os conservos. Também enviou os doze numa
excursão de ensinamento e prédica, e depois os setenta em missão semelhante.
Quando voltaram, reuniu-os para ouvir seus relatórios, proporcionando-lhes
assim direção e supervisão.
Assim aprenderam eles com o exemplo de Jesus, com suas instruções e
com suas atividades práticas. Nenhum grupo de mestres teve melhor treinamento
que eles. Quando, por fim, estavam preparados, Jesus os enviou, dizendo-lhes:
“Fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, c do Filho, e
do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho
ordenado” (Mat. 28:19-20). Jamais se fez depender tanto de tão poucos, eles
fielmente deram contas daquilo que se lhes confiou.
Como mestres, devemos reconhecer que o treinamento de outros é uma
tarefa a nós confiada. De nossas classes de hoje podem sair os líderes
voluntários de nossas futuras Escolas Bíblicas Dominicais, de nossas Uniões de
Treinamento, de nossas Sociedades Femininas, de Jovens e de Homens.
Também desses nossos alunos poderão sair pastores, técnicos de educação
religiosa, pregadores leigos, missionários a terras estranhas e outros mais líderes
da Igreja de Cristo. Embora não atinjamos toda a verdade, ao afirmar que somos
salvos para servir, vemos que, sem dúvida, esta é uma parte do dever de cada
cristão. Cada obreiro, portanto, deve ser treinado, e o professor de Escola Bíblica
Dominical é responsável por uma parte dessa tarefa.
À vista de todos estes fatos, é maravilhoso anotarmos quão largos e vastos
eram os objetivos de Jesus. Abrangiam a todos e a cada um dos aspectos da
natureza humana — os pensamentos, os sentimentos e a vontade, incluíam
todas as nossas relações — para com o nosso corpo, para com os outros e para
com Deus. Cobrem cada fase de nossa atividade — pessoal, doméstica,
eclesiástica e profissional. Em resumo, Jesus buscou criar “o homem perfeito para uma sociedade perfeita”. E a realização desses objetivos significa a vinda do
Reino de Deus à terra.
Sugestões Auxiliares para o Ensino do Terceiro Capítulo
Esboço no Quadro-negro
1. Formar Ideais Justos
2. Firmar Convicções Fortes
3. Converter a Deus
4. Relacionar com os Outros
5. Resolver os Problemas da Vida
6. Formar Caracteres Maduros
7. Preparar para o Serviço Cristão
Tópicos para Discussão
1. Mostre a importância dos ideais.
2. Que é que a convicção adiciona à verdade?
3. Por que é necessária a resposta, ou a reação, ao ensino?
4. Como se pode assegurar a paz mundial?
5. Apresente alguns problemas da vida de seus alunos.
6. Que é que estava errado na religião dos fariseus?
7. Qual dos métodos de treinamento empregados por Jesus
foi o mais eficiente?
Assuntos para Revis ão e Exame
1. Apresentar provas escriturísticas da maneira pela qual Jesus buscou
resolver os problemas da vida.
2. Mostrar a ênfase que o Mestre deu ao desenvolvimento do caráter.
3. Por que meios Jesus treinou seus discípulos para o serviço cristão?