Só Jesus Cristo salva

Leitura Diária 

Atos 4.
12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

 

Reflexão

Atos 4:12 está inserido em um contexto rico tanto histórica quanto teologicamente. O cenário para essa declaração é a pregação de Pedro diante do Sinédrio, o conselho religioso judaico, após a cura miraculosa de um homem coxo no Templo. Esse evento dramático não apenas demonstrou o poder de Jesus Cristo ressuscitado, mas também serviu como uma plataforma para que Pedro proclamasse a mensagem central do Evangelho: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI

Para uma audiência judaica da época, a afirmação de Pedro era revolucionária e confrontadora. Os judeus tinham expectativas messiânicas que estavam mais alinhadas com a libertação política e a restauração nacional do que com a ideia de um Messias que sofreria e morreria para proporcionar a salvação espiritual. A declaração de Pedro enfatiza que a salvação não podia ser encontrada através da Lei de Moisés, dos rituais do Templo ou de qualquer outro sistema religioso, mas exclusivamente através de Jesus Cristo.

O Sinédrio, composto por saduceus e fariseus, era a autoridade religiosa máxima e seu papel era manter a ordem e a ortodoxia religiosa. A declaração de Pedro representava uma ameaça direta à sua autoridade e à estrutura religiosa estabelecida. Ao afirmar que Jesus, que havia sido crucificado e ressuscitado, era a única fonte de salvação, Pedro desafiava diretamente o poder e o controle que o Sinédrio exercia sobre o povo.

O impacto dessa afirmação na Igreja Primitiva foi profundo e duradouro. Ela não apenas solidificou a crença na exclusividade de Cristo como o único mediador entre Deus e os homens, mas também proporcionou uma base teológica firme para a expansão do Cristianismo. Para os cristãos de hoje, essa mensagem continua a ser de suma importância, lembrando-nos que a salvação é um dom de Deus disponível somente através de Jesus Cristo. Esse princípio fundamental reforça a fé e a missão da Igreja em proclamar a mensagem de Cristo ao mundo.

A Exclusividade de Jesus Cristo na Salvação

A doutrina da exclusividade de Jesus Cristo na salvação, conforme afirmada em Atos 4:12, é fundamental para a fé cristã. O versículo declara: “E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” Este versículo sublinha a convicção teológica de que Jesus é o único meio de salvação, uma crença que encontra eco em outras passagens bíblicas, como João 14:6, onde Jesus afirma: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” E em 1 Timóteo 2:5, lemos: “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.”

Essa exclusividade é central para a missão evangelística da igreja, pois enfatiza que a salvação é um dom de Deus, acessível somente através de Cristo. É um chamado para que os cristãos proclamem com clareza e convicção que a redenção e a reconciliação com Deus são possíveis apenas por meio de Jesus. No entanto, essa doutrina também enfrenta objeções e mal-entendidos, especialmente no contexto do pluralismo religioso e do relativismo moderno, que propõem que todas as religiões são caminhos igualmente válidos para Deus.

Para responder a essas questões, a igreja deve basear-se firmemente nas Escrituras. Um entendimento claro e bíblico da exclusividade de Cristo permite que os cristãos abordem essas objeções com respeito e sensibilidade, sem comprometer a verdade do evangelho. É importante comunicar que a reivindicação da exclusividade de Jesus não é um ato de arrogância, mas de amor e compaixão, pois oferece a humanidade o caminho para a vida eterna.

Proclamar essa verdade com amor e compaixão é essencial. A exclusividade de Jesus Cristo na salvação não deve ser vista como uma barreira, mas como uma expressão do amor divino que oferece a todos a oportunidade de conhecer a Deus de maneira íntima e pessoal. A salvação em Cristo é um ato de graça, disponível para todos que creem, e essa mensagem deve ser compartilhada com humildade e ternura.“`

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima