LIÇÃO 01 – O LIVRO DE PROVÉRBIOS: UM CONVITE À SABEDORIA

Jovens 4° trimestre 2024

 
6 de outubro de 2024
 
TEXTO PRINCIPAL
“Então, andarás com confiança no teu caminho, e não tropeçará o teu pé. Quando te deitares, não temerás; sim, tu te deitarás, e o teu sono será suave.” (Pv 3.23,24)

RESUMO DA LIÇÃO
Quem cultiva a sabedoria bíblica no coração desfruta de proteção e confiança na vida cristã.

LEITURA SEMANAL
SEGUNDA -Tg 3.17 A sabedoria do alto
TERÇA – PV 2.11 Sabedoria: aplicando o conhecimento divino
QUARTA -1 Co 13.11 A sabedoria do alto nos amadurece na fé
QUINTA – Pv 1.7 O temor ao Senhor e a sabedoria
SEXTA – SL 119.11 Guardar a Palavra de Deus é sabedoria
SÁBADO – Dn 3.17.18 Sabedoria e confiança em Deus

OBJETIVOS
MOSTRAR que a sabedoria e um escudo protetor:
COMPREENDER que a sabedoria está relacionada com a maturidade cristã:
REFLETIR a respeito da sabedoria como fonte de vida e, proteção. e confiança.

TNTERAÇÃO
Prezado(a) professor(a), na lição deste domingo, estudaremos o fruto da sabedoria divina manifestado na vida do crente, Veremos que esse fruto nos faz crentes maduros. Uma vez maduros, adquirimos maior discernimento dos tempos e das escolhas. Por isso, no decorrer da Lição, enfatize que quando temos a sabedoria em nosso coração, encontramos confiança e segurança em Deus. Mas como alcançar a sabedoria bíblica? Aplicando a verdade Lida nas Escrituras Sagradas em nosso dia a dia. E por esse motivo que, no final. do Sermão do Monte, o Senhor Jesus concutiu: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mt 7.24). Quem edifica a sua vida na meditação e na pratica das Escrituras Sagradas tem a sua vida segura e protegida em Deus.

ORTENTAÇÃO PEDAGOGTCA
Professor(a), inicie a Lição pedindo que os alunos citem os nomes de algumas pessoas chamadas sábias na Bíblia, Em seguida apresente o quadro abaixo e mostre aos alunos como essas pessoas demonstraram a sabedoria divina.

Provérbios 2.1-11; Provérbios 3.21-26
1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
2 Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
3 Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
4 Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
5 Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.
6 Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.
7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,
8 Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos.
9 Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas.
10 Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma,
11 O bom siso te guardará e a inteligência te conservará;
Provérbios 3
21 Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;
22 Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço.
23 Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará.
24 Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares.
25 Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier.
26 Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados.

INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos o fruto da sabedoria divina manifestado na vida de quem a busca como a proteção e a confiança na vida espiritual e moral. Veremos que essa sabedoria desenvolve a maturidade cristã dentro de nós. Uma vez que desenvolvemos a maturidade a partir do temor do Senhor, por meio dele também adquirimos maior discernimen- to dos tempos e das escolhas. Então, temos a sabedoria em nosso coração, confiança e segurança em Deus.

I-SABEDORIA COMO ESCUDO PROTETOR

1. A estrutura do capitulo 2. Os quatro primeiros versículos do segundo capitulo de Provérbios apresentam
a conjunção “se”. Esta traz a ideia de condição: “se aceitares”, “se clamares”, “se como a prata”. Esses versículo expressam que, para adquirir sabedoria, é preciso “aceitá-la”, “clamar por ela” e “buscá-la. A ideia aqui é esforço mesmo, “correr atrás da sabedoria. Quando isso acontecer, colheremos resultados. Aten- te para a conjunção no versículo cinco: “Então. Esta conjunção aparece como conclusão lógica, o resultado da busca e do esforço pela sabedoria. Aqui, duas seções mostram esses resultados: os versículos 5-8 (‘entenderás” e “acharás” sabedoria) e 9-11 (entenderás justiça, juizo, equidade e boas veredas). Já os versículos 12-19 descrevem as bênçãos provenientes de ter alcançado a sabedoria: o leitor receberá livramento do mal caminho e da sedução da mulher estranha. Finalmente, os versículos 20- 22 concluem o propósito do capitulo.
Resumindo: os versículos 1-4 trazem a condição para encontrar a sabedoria. os versículos 5-9 mostram as bênçãos da sabedoria, os versículos 11-19 descrevem essas bênçãos e os versículos 20-22 concluem o capitulo.
2. A sabedoria como escudo. Os que buscam perseverantemente a sabedoria, entenderão que o temor do Senhor é um estilo de vida reta. Esse estilo faz com que o Senhor se mostre como um escudo de quem busca a sabedoria (v.7). De acordo com essa sabedoria, o leitor de Provérbios desenvolve plena consciência da ‘retidão” que, segundo estudiosos, corresponde à instrução ética de Deus (conforme a palavra hebraica yashar), bem como a “sinceridade” que revela um caráter de quem é genuíno e confiável. A vida de retidão e sinceridade como consequência de quem se torna sábio em Deus carrega consigo uma virtude protetora que vem do alto e que nos permite discernir tudo o que agrada a Deus daquilo que não o agrada (Tg 3.17). Nesse sentido, os nossos passos estarão seguros espiritual e moralmente.
3. Sabedoria no coração. “Porquanto a sabedoria entrará no teu coração (v.10). Uma bênção gloriosa para quem busca a sabedoria! Aqui é importante meditar a respeito da palavra “coração” Diferentemente do Ocidente em que se vê o cérebro como o centro do ser humano, na sabedoria bíblica o centro do ser humano é o coração, cujo significado hebraico é muito mais amplo do que em nossa língua. Na sabedoria bíblica, coração engloba intelecto, moralidade e emoção, ou poderíamos dizer também que conglomera pensamento. sentimento e vontade (Gn 6.5: Dt 4.9: 2 Sm 7.3). Estudaremos mais detalha- damente sobre o coração na próxima lição. Entretanto, é importante estarmos bem conscientes de que o equilibrio da nossa vida espiritual só é possivel quan- do o Espírito Santo moldar, trabalhar e desenvolver o nosso coração, ou seja, quando o nosso pensamento, senti- mento e vontade estiverem plenamente coerentes e ordenados com a vontade de Deus (Mc 12.30). Assim, o “bom siso” nos guardará, pois teremos a capacidade de pensar bem de acordo com a Palavra de Deus; a “inteligência” nos protegerá, isto é, teremos a capacidade de aplicar o conhecimento divino à ação concreta de nossa vida (Pv2.11). Nesse sentido, o nosso pensamento, submisso à Palavra de Deus, ordenará os nossos senti- mentos e, consequentemente, nossos comportamentos revelarão que o nosso ser interior é plenamente dominado pelo Espirito Santo (Rm 12.2). Assim, o nosso coração estará integralmente alinhado com a vontade de Deus.

PENSE!
Como é possível viver em segurança?

PONTO IMPORTANTE!
Guardando nossos pensamentos. sentimentos e vontade em Deus.

SUBSIDIO
Professor(a), converse com seus alunos e incentive-os a lerem o livro de Provérbios. Diga que o livro de Provérbios tem trinta e um capitulos, o que o torna adequado para uma leitura completa durante um mês. Eles podem ler um capitulo por dia, em um mês. Não há nele linguagem ininteligível, nem uma teologia complexa a decifrar, nem teorias abstratas a desvendar.
O livro de Provérbios é uma mensagem direta para todos nós, que vivemos vidas imperfeitas, no planeta Terra. Além disso, uma vez que Salomão declarou que os seus textos foram registrados para nos ajudar a “conhecer a sabedoria”. sugerimos que os tomemos e colhamos novas dimensões de sabedoria, sentados aos seus pés. Que seus alunos e você leiam o livro de Provérbios, de forma regular e frequentemente, mas não se limite a rever a informação. Aplique os principios e observe o seu impacto em sua vida, à medida que os põe em prática. E. o mais importante, leia em oração. Peça que Deus the revele os misterios por meio do ministério do seu Espirito Santo. Peça que Ele se revele a você. À medida que descobre a sua própria iniquidade, os seus defeitos e as suas necessidades espirituais, peça a orientação e a cura que vem dele. À medida que o tempo passa e o Espirito de Deus aplica a Palavra dEle à sua vida. você se tornará cada vez mais sábio.” (Adaptado de SWINDOLL. Charles R. Vivendo Proverbios. Rio de Janeiro: CPAD, 2013. p. 834)

II-A SABEDORIA COMO MATU- RIDADE CRISTÃ
1. A Estrutura do capitulo 3. O terceiro capitulo é uma continuação do resultado da sabedoria revelada no segundo capitulo. Este mostra que um coração dominado pela sabedoria de Deus traz estabilidade moral, enquanto o capitulo 3 mostra que um coração dominado pela sabedoria divina desfruta verdadeira felicidade e segurança. Por isso, o capitulo 3 está estruturado em três discursos:
Os versículos 1 a 10 dizem respeito à dedicação ao Senhor, os versículos 11 a 20 relatam a verdadeira felicidade de confiar no Senhor, os versículos 20 a 35 mostram a segurança na vida com Deus. É importante destacar que cada um dos discursos vem acompanhado da expressão “Filho meu”. Essa expressão evoca proximidade, o desejo de que o ensino sagrado seja ouvido, compreendido e aplicado pelo discípulo leitor. Aqui, nos deteremos no terceiro discurso, mais especificamente os versículos 21-26, em que a segurança em Deus revela a estabilidade da maturidade do leitor. Isso mesmo! É desejo do Altíssimo que o(a) jovem cristão(a) amadureça emocional e espiritualmente para viver uma vida segura nEle
2. Sabedoria como maturidade cristã. Os 
versículos 21 e 22 mostram que o “bom siso” e a verdadeira sabedoria trazem clareza, discernimento e experiência. Essa sabedoria está ancorada em Deus, no temor do Senhor (Pv 1.7). Quando estamos firmados em Deus. Ele nos faz discernir melhor o caminho que trilhamos. Por isso, a sabedoria divina traz vida em plenitude. Ao longo da lição, você verá que a maturidade se revela na maneira como lidamos nas ações práticas no dia a dia de nossas vidas. O apóstolo Paulo, em uma de suas Epistolas, traz um exemplo muito interessante da maturidade: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino. mas, logo que cheguei a ser homem. acabei com as coisas de menino (1 Co 13.11). Não por acaso, o apóstolo dos gentios mostra o quanto o nosso Senhor está interessado no desenvolvimento de nossa maturidade cristã, concedendo os dons ministeriais com o claro propósito de aperfeiçoamento, crescimento edificação espiritual (Ef 4.11-16).
3. A sabedoria que gera confiança. Quem é sábio e tem bom siso, então “andarás com confiança no caminho” (Pv 3.23). Essa confiança só é possível tendo Deus como centro da vida, então, “deitaremos e não temeremos” (v.24); o Senhor será a nossa esperança (v.26). O texto ensina que enquanto o caminho do ímpio é de destruição: os que guardam e buscam a sabedoria divina têm um caminho de confiança, tanto de dia quanto a noite, o Senhor os guardará, os protegerá. Desse modo, a confiança se mostra como um elemento fundamental na perseverança cristã. Ao longo da nossa jornada encontraremos diversos obstáculos e, até mesmo, armadilhas. Contudo, o livro de Provérbios nos exorta: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” (Pv 3.5). Há um hino da nossa Harpa Cristã que diz: “Quando tudo perante o Senhor estiver / E todo o teu ser Ele controlar / Só então hás de ver que o Senhor tem poder/ Quando tudo deixares no altar. Isso é a confiança proveniente da sabedoria bíblica.

PENSE!

O que a sabedoria bíblica gera em nós?

PONTO IMPORTANTE!
Maturidade espiritual e confiança em Deus.

SUBSIDIO
Professor(a), inicie o tópico fazendo as seguintes perguntas: “É mais fácil adquirir sabedoria ou conhecimento (informação)?” “Quais os beneficios de adquirir a sabedoria de acordo com
o primeiro tópico da lição?” Ouça os alunos com atenção e explique que é “fácil adquirir conhecimento, mas como é dificil e doloroso o processo de obter sabedoria. O homem transmite conhecimento. Deus dá sabedoria. O conhecimento nos vem com a educação, seja absorvendo o que os mais educados tém a dizer, seja simplesmente reunindo informações aqui e ali, no caminho da vida. Mas e quanto à sabedoria que vem do alto? Como você já sabe, não há curso, não há escola, não há banco de dados na Terra onde possamos acessar a sabedoria. E. diferentemente do conhecimento, que pode ser avaliado em análises objetivas, quantificado por exames e certificado por diplomas, a sabedoria desafia a mensuração; ela é muito mais subjetiva, requer mais tempo para sua aquisição, e tem muito a ver com a nossa atitude. Uma pessoa pode adquirir conhecimento, e ainda assim estar distante do Deus vivo. Mas os que são sábios conhecem o Senhor Deus, pela fé no seu Filho. Jesus Cristo. e também o consideram com reverència e respeito. O’temor do Senhor ainda é o principio da sabedoria, bem como o mais fiel indicador da sua presença na vida de uma pessoa.” Conclua o tópico enfatizando que a sabedoria é como um escudo protetor que traz paz e segurança ao nosso coração.
(Adaptado de SWINDOLL, Charles R. Vivendo Provérbios Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 834)

III – SABEDORIA, VIDA PROTE- GIDA E CONFIANÇA

1. Busque a sabedoria bíblica. No inicio da lição, estudamos sobre a necessidade de buscar a sabedoria em Provérbios 2. Do ponto de vista concreto, a sabedoria que vem do alto está revelada na Palavra de Deus, na Bíblia. Isso significa que uma das condições fundamentais para se tornar sábio é buscar a sabedoria bíblica. É preciso ler a Bíblia, entendê-la e aplicá-la ao coração. O salmista escreve: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Sl 119.11). A palavra “esconder” tem a ver com uma leitura de qualidade que passa pelo pensa- mento, sentimento e chega à vontade. A memorização das Escrituras, nesse caso, torna-se natural e importante. Mas para completar este ciclo, a Palavra de Deus deve ser aplicada à nossa vida. Uma vez cultivada em nosso coração e aplicada à vida, o temor ao Senhor se instala dentro de nós. Esse temor ao Senhor é o primeiro estágio para uma vida de sabedoria. Por isso, leia a Palavra de Deus. Medite na Palavra de Deus. Aplique a Palavra de Deus à sua vida.
2. Vida protegida num mundo de perigo. Vivemos em um mundo de muitos perigos. Por causa disso, não são poucas as pessoas que desenvolvem fobias sociais, transtornos de pânico e diversas outras patologias. Em muitos lugares, a vida está marcada pelo medo. Contudo, como cristãos, não podemos nos esquecer das palavras apostólicas: “No amor, não há temor, antes, o perfeito amor lança fora o temor” (1 Jo 418). Quando meditamos na Palavra de Deus, somos conscientizados do perfeito amor divino por nós, de modo que nem a morte nem a vida podem nos separar desse amor gracioso, um amor que nos alcançou maravilhosamente (Rm 8.38.39). Assim, a verdadeira consciência do amor de Deus, proveniente da revelação bíblica, traz para nós segurança e equilíbrio. Então, estamos livres para ser instrumentos de amor para que Deus se revele aos outros. Por isso, andamos em confiança, sem medo de um mundo de perigoso.
3. Confie, mesmo estando em um mundo de incertezas. Como fruto do desenvolvimento do pensamento critico no mundo moderno, um fenômeno é cada vez mais comum em nossa sociedade: o culto à dúvida, à incerteza. Duvidar parece ter ganho joje do status de intelectualidade. Dai nasce o desejo de muitos em desconstruir a fé, os fundamentos e os valores do outro. Essa é uma parte do retrato do que sociólogos chamam de pós-modernismo ou modernidade liquida. Nesse contexto de pensamento moderno, o questionamento tornou-se um ídolo. Mas como vimos, nesta lição, a sabedoria bíblica, a que vem do alto, nos traz confiança, uma fé consolidada na revelação de Deus em nossa experiência com Ele. É aquela confiança e certeza dos jovens amigos de Daniel que, mesmo num mundo de relativização religiosa, eles estavam dotados de sabedoria biblica, não deixaram de expressar uma confiança objetiva: “Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar, ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, o rei. E, se não. fica sabendo, o rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste” (Dn 3.17.18).

PENSE!
Por onde posso começar a buscar a sabedoria?

PONTO IMPORTANTE!
A sabedoria bíblica deve ser buscada na Bíblia. Esta cultiva em nós o temor do Senhor.

CONCLUSÃO
A sabedoria bíblica é adquirida apenas pela leitura, nem somente pela memorização da Bíblia. Sim, é preciso ler, memorizar e, como consequência natural, e mais importante, é preciso aplicar a verdade lida e memorizada. Ao final do Sermão do Monte, o Senhor Jesus concluiu: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhȧ-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mt 7.24). Quem edifica a sua vida na meditação e na prática das Escrituras Sagradas tem a sua vida segura e protegida em Deus.

HORA DA REVISÃO
1. Como podemos resumir o segundo capitulo de Provérbios?
Os versiculos 1-4 trazem a condi- ção para encontrar a sabedoria, os versiculos 5-9 mostram as bênçãos da sabedoria, os versiculos 11-19 descrevem essas bênçãos e os ver- siculos 20-22 concluem o capitulo.

2. O que o coração engloba na sabedoria bíblica?
Na sabedoria bíblica, coração engloba intelecto, moralidade e emoção, pensamento, sentimento e vontade.

3. Segundo a lição, o que a expressão “Filho meu” evoca?
Essa expressão evoca proximidade. o desejo de que o ensino sagrado seja ouvido, compreendido e aplicado pelo discipulo-leitor.

4. Onde a sabedoria do alto se encontra?
Do ponto de vista concreto, a sabedoria que vem do alto está revelada na Palavra de Deus, na Bíblia.

5. Além de ler e memorizar, qual é o outro elemento importante para fechar o ciclo a fim de esconder a Palavra de Deus no coração? 

Para completar este ciclo, a Palavra de Deus deve ser aplicada à nossa vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *