Evangelhos Apócrifos
Livro de Tomé, O Atleta
Atos do Apóstolo Tomé
(Apostolo Dídimo Judas Tomé, Thomas)
Texto Gnóstico encontrado em Nag Hammad, 1945
Esses textos foram registrados a partir do diálogo que Jesus teve com Tomé, Matias provavelmente o autor, não assinou o manuscrito. Os textos são considerados originais, e datam do primeiro século.
Capítulo I
Ditos secretos que o Salvador Transmitiu a Judas Tomé e eu, Matias. Enquanto caminhávamos eu os ouvia conversar e registrei.
O Salvador disse: “Irmão Tomé, enquanto tu ainda tens tempo no mundo, ouve-me e eu esclarecerei as suas preocupações.” Dizem que és meus irmão gêmeo e meu verdadeiro amigo; portanto, examina-te e percebe quem és tu, como vives e o que será de ti.”
“Já que é chamado de meu irmão, não é conveniente que conheças a ti mesmo?. Sei que compreendes, porque já sabes que sou o conhecimento da Verdade. Enquanto me acompanhas, apesar de ignorar muitas outras coisas, adquiriste algum conhecimento e será visto como aquele que se conhece, pois aquele que não se conhece, nada conhece; mas aquele que se conhece já atingiu, pelo conhecimento, o reino de Deus”.
“Então , meu irmão Tomé, percebas a verdade que está oculta, e que outros tropeçam por ignorar!”
Capítulo II
Tomé disse ao Senhor: “Por isso suplico que responda a minha pergunta antes de tua ascensão. Quando eu tiver-te ouvido sobre as coisas ocultas, poderei, então falar sobre elas. Pois está claro para mim que a Verdade é difícil de ser alcançada na frente de todos”.
O Salvador respondeu: “Se o que é invisível ainda te é obscuro, como entenderás o que não pode ver? Se encontras dificuldades em te atinar com as manifestações da Verdade visíveis no mundo, como então alcançarás o que é invisível, o que é relacionado com a grandeza louvada e com a plenitude?”
“Como podereis ser chamado de operários, se sois aprendizes e não chegastes ainda ao auge da perfeição?”
Tomé respondeu e disse ao senhor:! Fala-nos das coisas que, segundo dizes, não somos capazes de perceber e nos estão ocultas”.
O Salvador disse: Todos os corpos de homens e animais são [….] . No entanto, os seres que estão em cima são invisíveis entre as coisas visíveis. Mas são visíveis em sua própria origem e é o seu fruto que os alimenta.
“Por outro lado, esses corpos visíveis alimentam-se de criaturas como eles, sujeitos assim à transformação. O que estiver sujeito à transformação perecerá e se perderá e não terá mais esperança de vida, pois é um corpo animal. Assim como os corpos de animais perecem, também essas formações perecerão. Não são eles resultados do coito, como os animais?.”
“Se essa espécie de corpo é também resultado do coito, como produzirá algo diferente dos animais?”
“Por essa razão, sois crianças até atingirem a perfeição.”
Capítulo III
Tomé respondeu: “Mestre, eu te digo que as pessoas que falam sobre o invisível e o difícil de explicar agem como arqueiros tentando acertar um alvo no meio da noite. É claro que eles atiram as flechas como qualquer outro arqueiro, já que miram um alvo; só que nesse caso, o alvo não pode ser visto. Quando a luz surge e expulsa as trevas, então se distinguirá o que cada pessoa fez. Mestre, nossa luz, trazendo a iluminação.”
Jesus disse: “É na luz que a luz existe”.
“Tomé pergunta: “Mestre, por que esta luz visível que brilha sobre nós nasce e se põe?”
O Salvador responde: “Bem-aventurado Tomé, esta luz visível brilha sobre ti não para manter-te aí, mas para ajuda-te a partir. Quando todos os escolhidos perderem a natureza animal, essa luz se retirará para o domínio da essência e será bem vinda, por conta de seu excelente serviço!”
Então o Salvador continuou: “Ó insondável amor da luz! Ó fogo amargo que queima nos corpos dos homens e em sua medula, arde dentro deles , dia e noite, queima nos membros dos homens, embriaga suas mentes e perturba suas almas, movendo-se dentro de homens e mulheres, dia e noite, movendo-se secreta ou visivelmente.”
“Pois os homens estão atiçados e eles atiçam as mulheres e as mulheres atiçam os homens.
“Por isso se Diz:’ Quem busca a Verdade na verdadeira sabedoria criará em si asas para voas e fugir da paixão que inflama os espíritos humanos. Quem busca, criará em si asas para escapar de qualquer espírito visível’.” FIM