Lição 12 – CRENDO NA GRAÇA DE DEUS

MEDITAÇÃO

 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8). 
 
REFLEXÃO BÍBLICA DIÁRIA 
 SEGUNDA-Génesis 3.1-7 
 HERÇA – Romanos 3.23 
 QUARTA – Romanos 3.21-26 
 QUINTA – Romanos 5.1-11 
 SEXTA – Efésios 2.1-22 

 SÃBADG – Romanos 6.1-11

TEXTO BIBUCO BASE

1 – E vos vivificou; estando vos mortos em ofensas e pecados. 
2 – em que noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar; do espirito que. agora, opera nos filhos da desobediência’ 
3 – entre as quais todos nos também, antes. andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira. como os outros também. 
4 – Mas Deus. que é riquíssimo em misericórdia pelo seu muito amor com que nos amou, 
5-estando nós ainda mortos em nossas ofensas nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 
6 – e nos ressuscitou juntamente com: ele, e nos. fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 
7 – para mostrar nos séculos vindouras as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus, 
8 – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
9 – Não vem das obras, para que ninguém se glorie. 

10 – Porque somos feitura sua criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

INTERAGINDO COM O ALUNO 

Caro professor, a doutrina da Graça de Deus é uma das verdades mais gloriosas das criaturas. A convicção de que não há nada na pessoa humana capaz de preencher o vazio da alma, restabelecera nossa ligação com Deus, de nos dá o sentido último da vida e de saber que só Deus é capaz de fazer esse milagre em nós, mostra-nos o quão infinito é o amor do Todo-Poderoso por nós. 
   A doutrina da Graça apresenta-nos o misericordioso Deus que estava em Jesus Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo (2 Co 5.19). Por isso, apresentar ao novo convertido a doutrina da Graça de Deus é conceder-lhe autonomia no exercício da sua fé e o privilégio de saber que não há nada que pode separá-lo do amor de Deus (Rm 8.33-39).

OBJETIVOS
sua aula devera alcançar seguintes objetivos 
1 Esclarecer que a salvação é fruto da exclusiva Graça de Deus. 
2 Ressaltar a verdade da Graça de Deus sobre nós mesmos e o glorioso Deus. 

3 Conscientizar que a Graça de Deus é um dom para se viver em boas obras.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 

Professor, inicie a presente aula lendo o seguinte versículo: “ Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8). Por intermédio do Espírito Santo, Deus age em nós para sermos convencidos da seriedade do problema pecado que procura nos dominar. Além de agir para que reconheçamos a gravidade do pecado que opera em nós, o Pai tem interesse que cheguemos a certeza de que somente a sua graça é poderosa para nos tirar das garras do pecado (Rm 5). Faça essa reflexão com o seu aluno, mostrando que se hoje ele está firme com Cristo é porque um dia o nosso Deus dispensou a maravilhosa graça sobre a sua vida. Além de nos salvar pelo ato da sua graça, o nosso Deus preparou as boas obras para que andássemos por ela. Incentive o seu aluno a praticaras boas obras, explicando que elas não salvam ninguém, mas que se trata do fruto da graça de Deus e que, por isso, dá um poderoso testemunho do crente diante da sociedade e mostra o quanto fomos alcançados pela verdade de Deus – a sua infinita graça. Só a graça de Deus basta-nos. Somente a graça divina é poderosa para preencher o vazio da alma. Graças a Deus pela sua Graça! Graça tão grandiosa, graça de Deus por nós!

 INTRODUÇÃO 

“Creio no perdão dos pecados.” Cremos na Graça de Deus, uma das doutrinas da fé cristã mais confortantes para a nossa alma. Saber que fomos perdoados por Deus por intermédio de Cristo Jesus, através do seu sacrifício vicário, constrange-nos a não nos ensoberbecermos, pois se fôssemos jugados segundo as nossas ações, mereceríamos a condenação mais rigorosa possível. Mas é peia graça de Deus que fomos salvos. Pela graça Ele nos justificou, redimiu e nos fez “assentar nos lugares celestiais”, isto é, podemos nos achegar a Deus sem medo, sem constrangimento. Ele é o nosso Pai e na força do Espírito Santo somos coerdeiros com Cristo. 
 
1. A SALVAÇÃO É FRUTO DA GRAÇA DE DEUS 
   1.1. O engano da autojustificação. Nas religiões pagãs, as pessoas precisam praticar uma série de rituais em relação ao seu próprio corpo, apresentar oferendas e cum prir uma agenda religiosa a fim de se autojustificar. Sacerdotes e líderes dessas religiões, a partir desse ativismo religioso, determinam quem será ou não salvo, como se eles tivessem a capacidade de lançar pessoas no inferno ou tirá-las de lá. 
    1.2. A salvação é pela graça de Deus (vv.1,5). O nosso texto bíblico base deixa claro que, em matéria de salvação, legislar sobre isso não pertence à lógica humana. Segundo Efésios 2 versículos 1 a 10, a remissão dos nossos pecados foi uma iniciativa de Deus por intermédio de Jesus Cristo: “ E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados” (v.1). Estávamos mortos em nossos pecados e, por iniciativa dEle e apenas dEle, nos vivificou, isto é, tornou a nos dar vida, redimiu e ressuscitou para a verdadeira vida: “estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos) e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus” (vv.5,6). Pela graça somos salvos por Deus! 
    1.3. Ninguém pode legislar sobre a salvação. Esse e muitos outros textos da Bíblia nos mostram que a salvação é um ato da graça de Deus (Rm 5.12-21; cf. 1.16,17). Favor imerecido! De modo que ser humano algum pode determinar quem é ou não salvo. Legislar sobre isso cabe somente a Deus. Se a graça alcançou você, não permita que tirem essa segurança do seu coração (cf. Cl 2.4-23). 
 
 AUXÍLIO DIDÁTICO 1 

Caro professor, quando nós falamos da Graça de Deus, inevitavelmente, chegaremos ao tema da eleição divina. Como a graça de Deus nos alcançou? A graça de Deus é arbitrária sem levar em conta a responsabilidade humana? Qualquer estudo sobre a eleição divina tem de partir obrigatoriamente da Pessoa de Jesus. Em Jesus não achamos qualquer particularidade de eleger alguns e deixar outros de fora como resultado de uma escolha arbitrária antes da fundação do mundo. A escolha de Deus se deu em Jesus (Ef 1.4; Rm 8.29). Nele a salvação é oferecida a todos (2 Pe 3.9; cf. Mt 11.28), e, pela sua presciência, o nosso Senhor sabe quem há de ser salvo ou não. Mas a escolha de Deus não é arbitrária, Ele leva em conta a volição humana, pois é um dom dEle mesmo à humanidade. Assim, não esvaziamos a soberania de Deus e a sua Graça. Pelo contrário, afirmamos a sua soberania, pois Deus escolheu fazer um homem autônomo e responsável por sua conduta. Afirmamos também que a graça de Deus opera, restaurando a capacidade do homem de se arrepender e crer no Evangelho. Infelizmente, muitas pessoas resistem aos apelos do Espírito Santo (1 Tm 4.1,2; Mt 12.31,32), resistem a Graça de Deus, resistem o Salvador!

2. A GRAÇA DE DEUS TRAZ O VERDADEIRO CONHECIMENTO 

    2.1. De quem nós éramos (v.2,3). A (jraça de Deus revela-nos que éramos pessoas oscravas dos nossos sentimentos egoístas e mesquinhas. Pois, “andávamos nos desejos da nossa carne […] e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira” (v.3). O ser humano, por si só, tem uma inclinação para o mal. A graça de Deus conscientizados disso com vigor. Nenhum ser humano se rende a tal verdade se a graça de Deus não o impactar, pois quem, em sã consciência, assumirá: “ Sou mesquinho” ; “ Sou m al” ; “ Maquinei o mal contra o próximo”; “Odeio você”. Só a maravilhosa Graça de Deus encoraja-nos a isso! 
    2,2. Da misericórdia de Deus (v.4,6). Se a graça nos mostra quem somos, por outro lado, ela revela-nos quem é Deus. Um Deus misericordioso, amoroso e que deseja salvar todos os seres humanos (1 Tm 2.3-5). Um Deus revelado em Jesus Cristo, como o Pai que ama os seus filhos e não deseja que nenhum se perca. Deus é misericordioso! Deus é amoroso! Deus é Pai!
   2.3. Um chamado para proclamar “as abundantes riquezas da sua graça” (v.7). A graça de Deus nos conscientiza do que somos e quem Deus é. Mas também nos chama a proclamar a sua riqueza para a humanidade. A operação desse dom de Deus não se limita a nós. Ele quer que todos se salvem! Portanto, uma obrigação nos é imposta: “mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus”. Por isso, Ele nos vivificou juntamente com Cristo e nos ressuscitou com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, quando estávamos ainda mortos em nossas ofensas (vv.5,6). “ Pela graça sois salvos” ! 
 
 AUXÍLIO TEOLÓGICO 2
 “A salvação pela graça, através da fé em cristo (Ef 2.4-10). A ação redentora e cheia de amor de Deus é apresentada nesta seção com forte contraste em relação ao destino desesperado da humanidade pecadora sob a ira do mesmo Deus em 2.1-3. em termos empolgantes e impetuosos, Paulo faz o contraste da situação em que seus leitores estavam ‘antes’ (2.3), sem Cristo, e aquela em que estão agora, em Cristo; aquilo que ‘todos nós’ (2.3a) somos ‘por natureza’(2.3d) e aquilo que somos ‘pela graça’ (2.5,8); a razão da ira de Deus (2.3) e a iniciativa do amor de Deus (2.4); a realidade espiritual de que ‘estávamos mortos’ (2.1), mas que Deus ‘nos vivificou juntamente com Cristo’ (2.5); o fato de estarmos irremediavelmente atolados na lama do pecado, como escravos de Satanás (2.2,3), mas que Deus ‘nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus’ (2.6) em uma posição de honra e poder, esses contrastes irão trazer glória a deus ‘nos séculos vindouros’ (2.7).
O verso 4 revela grande valor que Deus atribui à humanidade pecadora. Estando nós ainda mortos em nossas transgressões e pecados, Deus ainda assim nos amava e nos vivificou juntamente com Cristo. Ele nos observava em nossa morte (pessoas mortas não podem se levantar); por ser ‘riquíssimo em misericórdia’ (2.4; cf. Êx 34.6; SI 103.8; Jn 4.2; Mq 7.18) e pelo seu ‘muito’ e não ‘grande’; e se refere à infinita abundância do amor de Deus, e não ao seu tamanho (cf. 3.17-19). Dessa forma, Paulo corajosamente afirma nos versos 5 e 8 que ‘pela graça sois salvos’. Nenhuma pessoa poderia, por esforço próprio, ou por seu mérito ou boas obras, esperar escapar da morte do pecado (2.1), da armadilha do mundo, do Diabo, da carne (2.2,3), ou da ira de Deus (2.3). Ao contrário, somos salvos pela iniciativa de Deus, que na riqueza de sua misericórdia e na abundância de seu amor escolheu justificar-nos ‘gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus’ (Rm 3.24)” (ADAMS, J. W esley; STAMPS, D onald. Efésios. In ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.1214-15).
3. A GRAÇA É 0 DOM DE DEUS PARA VIVER EM BOAS OBRAS 

   3.1. Graça é “dom” de Deus (v.8). No versículo 8 do nosso texto bíblico base, o apóstolo Paulo reitera mais uma vez: “ Porque pela graça sois salvos […] e isso não vem de vós; é dom de Deus”. Não pode haver dúvida quanto a isso. A salvação é dom de Deus! Um presente que Ele nos deu. Uma prova também que devemos depender inteiramente dEle. Nunca deposite uma confiança demasiada no ser humano. Este erra, é imperfeito e pode nos decepcionar. Mas o Deus Trino não nos decepciona. Ele nos conhece por dentro e por fora. Tudo vem dEle pela graça! 
   3.2. Não vem de nós mesmos para não nos ensoberbecermos (v.9). Sem fazer muito esforço, o ser humano tem a tendência de tornar-se soberbo. Imagine se a salvação fosse pelos próprios méritos? Por isso, o apóstolo disse que a salvação “não vem das obras, para que ninguém se glorie”. É fácil nos gloriarmos, pois somos frágeis nesse sentido! E habitamos em meio a pessoas que caem nesse pecado, muitas vezes, sem saber que caíram. Mas a Palavra continua nos falando: que o mérito é de Deus! A graça é dEle! 

     3.3. Um chamado para viver em boas obras (v.10). Não fomos salvos pelas boas obras, mas somos salvos para praticá-las. Isso é tão sério que as Escrituras mostram que algumas pessoas podem questionar a nossa posição de salvos em Deus se não apresentarmos obras dignas de arrependimento (Lc 3.7-14; cf. Tg 2.14-19; 1 Jo 2.7-11). “ Então, o que seria praticar boas obras?” — Você pode perguntar. Poderíamos começar por jamais tornarmo-nos soberbos; amar a nossa família; suprir a necessidade das pessoas que estão perto ou longe, de acordo com a nossa condição; ser sensíveis à dor e às necessidades do próximo, fazendo o bem como gostaríamos que fizessem conosco (Mt 7.12; cf. Ef 5 -6 .9 ).

AUXÍLIO DIDÁTICO 3 

“ Estaremos interpretando mal a Paulo se uma vida de virtudes tiver sido esquecida e a graça se tornar uma desculpa para pecar, segundo a falsa concepção de que se os cristãos descuidadamente pecarem, sua falta somente dará maior oportunidade para que a graça de Deus se manifeste. A resposta de Paulo a essa interpretação da graça foi: ‘De modo nenhum!’ (Rm 6.2) F.F. Bruce afirma que ‘Aqueles que continuam a ‘andar’ em transgressões e pecados, que caracterizam um estado de ausência de regeneração, mostram que não são obra de Deus, quaisquer que sejam as declarações que possam fazer’.
Dessa forma, em Efésios 2.10, Paulo se refere às boas como indispensáveis à salvação — ‘não como sua razão ou seus meios, no entanto, mas como sua [necessária] consequência e evidência. Tito 2.14 apresenta o melhor comentário: Cristo ‘se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda a iniquidade e purificar para sí um povo seu especial, zeloso de boas obras’. Assim como em Cristo fomos predestinados à adoção (1.4), também em Cristo fomos predestinados a fazer boas obras” (ADAMS, J. Wesley; STAMPS, Donald. Efésios In ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Com entário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.1217).

CONCLUSÃO 

A graça de Deus é uma doutrina maravilhosa. Mostra-nos o que éramos, somos e quem é Deus, misericordioso, justo e compassivo. Que a graça de Deus encoraje você a viver uma vida de verdade em Deus. Com o objetivo de proclamar a todo o ser humano as riquezas da sua abundante graça, pois é como nos diz o coro de um belo cântico: “graça/ graça/ a mim basta a graça de Deus Jesus/ graça/ graça/ a graça eu achei em Jesus”.

VERIFIQUE O SEU APRENDIZADO
1 . Nas religiões pagãs, como as pessoas “alcançam” a salvação?

 As pessoas precisam praticar uma série de rituais em relação ao próprio corpo, apresentar oferendas e cumprir uma agenda religiosa a fim de se autojustificar. 
 
2 . Por que nenhum ser humano pode legislar sobre a salvação? 
 Porque a salvação é um ato da graça de Deus. É favor imerecido! 
 
3 . Cite os verdadeiros conhecimentos que a graça de Deus traz a quem recebe. 
 Conhecimento de nós mesmos e da misericórdia de Deus. 
 
4 . Qual o chamado que a Graça de Deus nos impõe? 
 Proclamar as abundantes riquezas da sua graça. Pregar o Evangelho a tempo e fora de tempo. 
 
5 . O que são as “boas obras”? 
 Em primeiro lugar, não tornarmos soberbos, amar a nossa família, suprindo a necessidade de quem está perto ou longe, etc. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *