O taoísm o foi, de certa form a, um a reação ao confucionism o e p redom inou principalm ente
no Sul da C hina. Mas, devido ao contexto cultural, as duas religiões apresentam diversas sem
elhanças. O u seja, o taoísm o tam bém é u m sistem a filosófico fortem ente influenciado pela religião
popular.
A origem desta religião está relacionada ao sábio Lao-tsé (grande m estre), contem porâneo
de Confúcio. É difícil dizer o que é lenda e o que é história na vida de Lao-tsé. A data m ais prová­
vel do seu nascim ento é 604 a.C. Sua d o u trin a foi sintetizada em u m pequeno livro de aproxim adam
ente 5.500 palavras, cham ado Tao te chitig, que significa: O caminho eseupoder.
U m dos discípulos de Lao-tsé, o m estre Tchuang-tseu, escreveu 33 livros (n ú m ero aproxim
ado) sobre a filosofia de Lao-tsé. Resultado: 1.120 volum es, os quais form am o cânon taoísta.
O Tao te chingtrz considerado fonte da sabedoria e solução para todos os problem as da vida.
Ensinava, entre outras coisas, que os hom ens deveriam viver um a vida sim ples, sem reconhecim
ento ou poder.
Com paixão, m oderação e hum ilhação são as três bases éticas do taoísm o. Todavia, seu principal
conceito é o Tao, algo difícil de explicar, m as que define todas as coisas. Em bora rejeitasse a idéia
de um Deus criador, o Tao era algo indefinido que existia antes de todas as coisas. Depois desse conceito,
o mais im portante era o Yin e Yang, o positivo e o negativo, as forças que, segundo o taoísm o,
equilibram todas as coisas. É o conceito que está p o r trás das artes marciais, da acupuntura, do Tai
Chi Cuan, do Feng Shui e da ioga.
C om o herança religiosa, o taoísm o popular transform ou-se em um a religião de m agia, exorcismos
e culto aos antepassados. É extrem am ente politeísta, idólatra e esotérica, praticante da necrom
ancia.
H á, ainda, o ram o filosófico que se apega às tradições verdadeiram ente taoístas. Estam os falando
de um ram o ateísta que não aceita n en h u m D eus pessoal.
A partir do im perador H an (século 7o d.C .), Lao-tsé passou a ser adorado. Por isso, agora,
o taoísm o possui sacerdócio, tem plos, sacrifícios e iniciações para os discípulos, além de crer na
vinda de um a era de paz e h arm onia que transform ará a presente era.

FONTE: APOLOGETICA ICP

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