Lição 13- Vivendo em Santidade

MEDITAÇÃO 

Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. (1 Pe 2.5
 
REFLEXÃO BÍBLICA DIÁRIA 
 SEGUNDA –Miqueias 1.2 
 QUARTA – Levítico 19.2 
 QUINTA – Efésios 4.24 
 SEXTA – Salmos 30.4 

 SÁBADO – Romanos 7.12

TEXTO BÍBLICO BASE 

13 – Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo, 
14 – como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 
15 – mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, 
16 – porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 
17 – E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 
18 – sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, 
19 – mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 
20 – o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós; 
21 – e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.
22 – Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro; 
23 – sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre. 
24 – Porque toda carne é como erva, e toda a glória do homem, como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; 

25 – mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.

INTERAGINDO COM O ALUNO 

Professor, neste domingo trataremos da santificação. Em nossos dias ser santo não é apenas necessário ao cristão para o seu dia a dia, mas também é uma forma de mostrar a glória de Deus em nossas vidas. Ser santo também é caminhar na contramão daquilo que o mundo entende ser o certo, para trilhar o caminho daquilo que Deus diz ser certo. Lembre-se de mostrar aos seus alunos que no processo de santificação não estamos sós, à nossa própria sorte, mas que temos para nos ajudar o Espírito Santo, enviado por Deus para nos santificar. Mostre-lhes que Deus ordena que sejamos santos porque Ele mesmo é Santo, e que sem santificação ninguém poderá ver Deus. Deixe claro a eles que ser santo não é um fardo, mas um privilégio que Deus dá, a pessoas que foram nascidas de novo, de viver sem nos contaminarmos com este mundo e seus sistemas. Apesar de termos um inimigo que busca sempre nos desvirtuar, temos a companhia do Espírito Santo de Deus nos ajudando no processo de santificação, nos tornando pessoas mais parecidas com Deus em sua santidade e pureza. 
 
OBJETIVOS
 Sua aula deverá alcançar os seguintes objetivos 
1 Entender que santificação é a separação das coisas deste mundo, mesmo estando nós neste mundo;
2 Estimular a dedicação ao estudo da Bíblia para ter uma vida santificada sob a perspectiva das Sagradas Escrituras; 
3 Adequar à Palavra de Deus aquilo que se fala e aquilo que se vive. 
 
PROPOSTA PEDAGÓGICA 

Comece a aula perguntando aos seus alunos o que é santificação e que tipo de características deve ter uma pessoa considerada santa. Eles certamente vão trazer diversos exemplos de pessoas que aos seus olhos são tidas por santas, com seus hábitos e maneiras. Eles provavelmente fixarão suas opiniões no que essas pessoas fazem ou deixam de fazer para ser tidas por santas. Após ouvir as respostas, mostre a eles que a santidade que Deus espera de nós vai além do que vestimos, comemos e falamos. Ela é um estilo de vida, com princípios que farão com que outras pessoas sejam atraídas para Deus e farão com que nossas vidas sejam mais parecidas com a vida de Jesus Cristo.

INTRODUÇÃO 

A palavra “santidade” desperta nas pessoas sentimentos e impressões variadas. O que é ser realmente uma pessoa santa? Qual é o papel da santidade em nossas vidas? A santidade influencia as nossas relações interpessoais? Há alguém disposto a se opor contra nós e contra Deus na realização da santidade em nossas vidas? Veremos essas e outras questões nesta lição. 
 
1. O QUE É SER SANTO 
    1.1. Santificação na Bíblia. Na Bíblia, a palavra santificação, e seus derivados, trazem a ideia de algo ou pessoa que foi separado para Deus. O Senhor ordenou no Antigo Testamento que diversos utensílios do tabernáculo fossem santificados, separados pelos israelitas para uso do culto. Arão e seus filhos foram separados, santificados, para que oficiassem no culto: “ E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também a seus filhos; e os ungirás, e os consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio” (Êx 28.41).
Em relação à vida pessoal, no Antigo Testamento havia pessoas separadas, mas não vinculadas especificamente ao culto a Deus, como os nazireus, descritos em Números 6. Um homem ou uma mulher que se separassem para Deus, mesmo temporariamente, não poderiam beber vinho, rapar o cabelo nem tocar as pessoas ou animais mortos. Ainda no Antigo Testamento, Deus exigia que seu povo agisse de forma santa, não pecando, respeitando seus irmãos, buscando a Deus e adorando apenas a Ele.
1.2. Ser santo é ser separado. Uma pessoa santa é uma pessoa separada das coisas do mundo para Deus. Essa separação se refere a ter uma vida que não seja dominada pela influência do mundo.
Veja o alto preço que foi pago para que pudéssemos ser pessoas santificadas: “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (1 Pe 1.18,19). Foi preciso que o sangue de Jesus fosse derramado para que pudéssemos ter acesso a Deus e receber o Espírito Santo. Ele é que nos move a buscar a aproximação com Deus por meio da santificação. 
    1.3. É ser moldado pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o agente que trabalha em nós para que busquemos a santidade. Não é fácil buscar ser separado das coisas do mundo, e como não podemos buscar a santificação por nós mesmos, necessitamos da ajuda divina para essa tarefa.
   Além disso, precisamos saber que a vontade de Deus é que sejamos pessoas santas. A santidade, para o cristão, não é opção, mas um mandamento a ser obedecido, de forma que possamos cumprir a vontade de Deus em nossas vidas. Se levarmos em consideração que a vontade de Deus é “boa, agradável e perfeita” (Rm 12.2), não teremos problemas em entender que devemos buscar a santificação. ^ 
 
AUXÍLIO TEOLÓGICO 1
 “Receber e obedecer à Palavra de Deus são coisas tão essenciais na santificação como a alimentação correta e o exercício o são para a saúde física. Apesar disso, muitos cristãos negligenciam o aprendizado e a obediência às Escrituras e, consequentemente, impedem seu crescimento espiritual. Deus não oferece nenhuma alternativa ao método de santificação através de sua Palavra (Jo 17.17). O processo de aprendizagem envolve, entre outras coisas, ouvir, ler, observar, analisar, sintetizar, comparar, questionar e reter a Palavra. Executar todas essas tarefas para aprender a Palavra de Deus não é tão difícil quanto parece. Muitos desses requisitos já são praticados automaticamente pelas pessoas que desejam entender as Escrituras. Você pode começar a praticar outros requisitos necessários e continuar a incrementar tanto sua leitura bíblica quanto seu método de estudos. As duas maneiras mais simples de se obter conhecimento geral do conteúdo bíblico são a leitura e a memorização das Escrituras. Um conhecimento mais detalhado das Escrituras exige o uso de métodos e ferramentas de estudo bíblico, juntamente com uma habilidosa interpretação das Escrituras (preferivelmente nas línguas originais) e o desenvolvimento de um sistema doutrinário. Contudo, os cristãos podem descobrir os princípios mais importantes da santificação através de uma leitura cuidadosa e de um estudo da Bíblia em seu próprio idioma” (HOLLOMAN, Henry. O Poder da Santificação. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp.129,30).
“No NT, os evangelhos fazem pouco uso do termo ‘santo’, que é usado como uma referência ao corpo dos santos ressuscitados (Mt 27.52), e esta pode ser uma referência conforme o uso do AT, àqueles que foram fiéis antes da era do NT. O próprio Senhor Jesus Cristo é, no entanto, chamado de ‘o Santo de Deus’ (Mc 1.14; Lc 1.35). Os cristãos, de um modo geral, são ‘santos’ no uso do NT, e o termo é comum como uma referência aos membros de uma igreja local (Rm 1.7; 1 Co 1.2; 2 Co 1.1; Ef 1.1; Fp 1.1; Cl 1.2)… Todos os cristãos são identificados como santos porque estão em Jesus Cristo.
    Mantendo o uso tanto do AT quanto do NT, deve ser observado que aqueles que são chamados santos devem manter-se no mais alto padrão ético da vida (Ef 5.3). Esta atitude é revelada através do amor pelos outros, expresso através de serviços práticos e úteis (Rm 12.13; 15.25, 26; 16.2; Ef 1.15; Cl 1.4; 1 Tm 5.10; Hb 6.10; 2 Co 8.4; 9.1). No NT, os santos de Cristo devem ser associados com Ele na totalidade de seu triunfo e vitória final, dando um significado escatológico ao termo (1 Ts 3.13; 2 Ts 1.10; 1 Co 6.2,3; Cl 3.4)” (Dicionário Bíblico Wycliffe. CPAD, 2012, p.1764). 
 
2. EQUÍVOCOS SOBRE A SANTIDADE 
     2.1. No estilo de vida. Ser santo, como já foi dito, é ser separado. Entretanto, essa separação não significa que a pessoa santa deve estar fora desse mundo, e sim dentro dele, para que pelo seu testemunho, pessoas tenham conhecimento do Evangelho e possam ser salvas por Cristo. O único caso em que, em o Novo Testamento, se fala sobre nos afastarmos de determinadas pessoas neste mundo, é daqueles que se dizem cristãos e dão mau testemunho: “ isso não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas, agora, escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais” (1 Co 5.10,11). Ser santo é uma forma de vida tão séria que devemos nos afastar de pessoas que envergonham o nome do Senhor com suas atitudes. Paulo sabia que enquanto estamos neste mundo, não poderemos deixar de conviver com pessoas ímpias e desonestas, pois senão seria necessário que saíssemos deste mundo. O que Paulo está informando é sobre que tipo de pessoas devemos evitar: aquelas que estão na igreja e não vivem de uma forma santa. 
     2.2. Na forma de pensar. A nossa mente é um grande campo de batalha entre o bem e o mal. É nela que o processo de santificação deve começar e irradiar por toda a nossa vida. Ser santo é primeiramente reconhecer que precisamos mudar a nossa forma de pensar, não tomando a forma do mundo, nem nos assemelhando à sua forma de pensar: “ Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.1,2). Portanto, nossa mudança começa na nossa mente, em nossa forma de pensar, e pensar de acordo com a Palavra e a vontade de Deus. 
      2.3. A oposição à santificação. não podemos ignorar que temos um inimigo astuto, que não deseja que busquemos a santificação. Satanás fará o possível para que realizemos os desejos da carne e desobedeçamos a Deus. Ele não cansa de tentar os servos de Deus e ainda os acusa quando pecam. Ele tenta inverter os valores divinos, desvalorizando aquilo que Deus diz que é precioso e valorizando aquilo que Deus nos diz que é pecaminoso. E não são poucas as pessoas que acabam caindo nessa armadilha. Por isso, devemos sempre depender do Espírito Santo para não pecar contra Deus.  
 
AUXÍLIO TEOLÓGICO 2 
“Como os cristãos podem vencer o mundo? Visando buscar a santificação no mundo, os cristãos devem vencer a oposição externa do mundo. Cristo venceu o mundo (Jo 16.33) e os cristãos podem clamar por essa vitória sobre o mundo […]. Esteja certo que você é nascido de Deus através da fé em Cristo (Jo1.12,13). O nascimento espiritual é a plataforma de lançamento do cristão para a vitória sobre o mundo. ‘Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo’ (1 Jo 5.4). Até que você pertença ao Senhor pela fé nEle, você pertence ao mundo e o mundo vai vencê-lo. A fé em Cristo dá início à nossa vitória sobre o mundo. ‘Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé’ (1 Jo 5.4). Quanto mais vivemos pela fé, mais continuaremos a vencer o mundo […].
Creia que, através da crucificação com Cristo, você está morto para o mundo, livre do fardo do pecado e livre para viver para Deus. Os cristãos devem acreditar que estão mortos para o mundo antes que possam se comportar como mortos para o mundo. Comportar-se como morto para o mundo significa que nós, tal qual pessoas mortas, não vamos amar o mundo ou viver para as coisas do mundo. O mundo também está morto para os cristãos, de modo que o mundo não deveria ser mais atraente para nós, mas, ao contrário, repulsivo e odioso. O Sr. Taylor, nosso vizinho durante a minha infância, tinha um cão da raça, foxterrier, que adorava caçar e matar suas galinhas. Para impedir essa prática do seu cachorro, o Sr. Taylor amarrou uma galinha morta ao pescoço do cão. É claro que a vida social do cão teve uma queda brutal. Depois de alguns dias, o corpo da galinha tornou-se profundamente repulsivo ao cão, e então o Sr. Taylor tirou aquela galinha do pescoço do animal. A partir daquele momento, o cachorro evitou todas as galinhas, quer estivessem vivas ou mortas. De modo semelhante, o mundo deveria ser grosseiramente ofensivo para nós e deveríamos evitar qualquer relação pecaminosa com ele, porque o mundo se tornou semelhante a um corpo sem vida, através de nossa crucificação com Cristo” (HOLLOMAN, Henry. O Poder da Santificação. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.50).
   “Uma ordem baseada no caráter de Deus. 1.15.0 lado negativo em relação à santidade é apresentado no versículo 14. O lado positivo é aqui apresentado em que devemos nos amoldar a um novo padrão. Mas como é santo o que vos chamou, sede vós também santos. Deus chama; é dever do homem responder. Deus apresenta o padrão; é responsabilidade do homem adotá-lo. Deus é o modelo de toda a santidade (Cf. 1Jo 2.6). O elevado privilégio e o destino glorioso dos ‘eleitos’ (v.2) os obriga a seguir diligentemente o exemplo do Santo que os chamou (Cf. Ef 5.1).
   O que está no coração se manifesta na vida. Dessa forma, a verdadeira santidade se revelará em cada fase do viver diário: em toda a vossa maneira de viver. ‘Sejam santos em cada área da vida’ (Phillips). ‘Sejam santos em toda a vossa conduta’ (RSV). A verdadeira santidade é a vitalidade relacionada aos aspectos civis, religiosos, pessoais e públicos da vida – a todos os relacionamentos humanos. Santidade e ética não podem estar separados, porque a verdadeira conduta ética é moldada de acordo com o caráter de Deus” (Comentário Bíblico Beacon. Vol.9. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.218). 
 
3. SANTIDADE DIÁRIA 
   3.1. Sabedoria e santidade no trato com os irmãos. Uma das mais importantes demonstrações de santidade pessoal é, sem dúvida, a forma como tratamos os nossos irmãos. Pessoas santas não se exasperam com outras pessoas, não demonstram arrogância ou qualquer outro tipo de sentimento parecido com esses. Deus espera que o trato com nossos semelhantes seja sábio, e isso é demonstrado na forma mansa com que tratamos uns aos outros (Tg 3.13). 
    3.2. A importância da leitura e da obediência à Palavra de Deus. Uma pessoa que deseja realmente ser santa precisa ter diariamente o contato com a Palavra de Deus por meio da leitura e da meditação daquilo que está ali escrito. A leitura da Bíblia não pode ser relegada a um lugar secundário na vida cristã, sob pena de o cristão ser uma pessoa que não alimenta sua vida espiritual.
Obedecer é tão importante quanto ler a Palavra de Deus. A leitura da Palavra deve nos mover a uma atitude de obediência ao que Deus deixou registrado por escrito. E a obediência deve ser de forma completa. A obediência parcial aos mandamentos de Deus é como uma desobediência completa. Em certa ocasião, o rei Saul recebeu uma ordem de Deus e a cumpriu parcialmente. E Bíblia mostra que, por esse motivo, Deus rejeitou Saul (1 Sm 15.11). Portanto, coloque em seu coração tanto o desejo de ler e estudar a Palavra de Deus quanto o desejo de obedecê-la. 
     3.3. Cuidado como falamos e nos vestimos. Uma das formas em que a santidade é manifesta é na forma como falamos e nos vestimos. Nossas palavras precisam ser santas, ou seja, separadas para serem usadas por Deus para edificação de outras pessoas (Ef 4.29). Por isso, devemos santificar a forma como falamos, e não reproduzir a linguagem que o mundo impõe aos que não conhecem a Jesus.
A forma como nos vestimos também mostra a nossa santidade. A santidade começa em nossa mente, e se estende na forma como nos apresentamos diante das pessoas. Pessoas santificadas por Deus não expõem seus corpos com o objetivo de incentivar pensamentos e desejos pecaminosos em outras pessoas, pois sabem que seus corpos são templo do Espírito Santo. Pessoas santificadas sabem que podem procurar se vestir de forma que agradem a Deus, e as nossas vestimentas devem refletir a nossa fé não apenas na igreja, entre os santos de Deus, mas também fora do santuário, ou seja, no trabalho, na escola ou faculdade, em família. 
 
 AUXÍLIO TEOLÓGICO 3 
“Sede santos porque eu sou santo. A ordem de Deus para ser santo (cf. Lv 11.44- 46; 19.2; 20.7,26) mostra que Ele propõe que aqueles que Ele chama devem ser sua possessão, não partilhada com ninguém […]. Essa qualificação não é alcançada por uma separação ritual da impureza, nem por uma consagração formal ao serviço divino, mas pelo compartilhar a santidade de Deus por meio de Cristo (cf. Hb 12.10; 13.12; 1 Jo 1.7)” (Comentário Bíblico Beacon. Vol.9. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.218).
“Santidade é a escolha de Deus para a condição moral do homem. Por causa da natureza de Deus, é justo que o homem se assemelhe a Ele. Ele é o Criador. Por causa da natureza do homem, é possível que ele seja ‘parecido’ com Deus. A possibilidade de nos tornarmos santos determina o nosso dever de ser santo. Quando consideramos a natureza de Deus, a vontade de Deus, o chamado de Deus, a ordem de Deus, a promessa de Deus, a provisão, o poder de Deus e os propósitos eternos de Deus, a conclusão inevitável é que sem santidade ninguém consegue agradá-lo” (Comentário Bíblico Beacon. Vol.9. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.218). 
 
CONCLUSÃO 

Ser santo é ser diariamente trabalhado pelo Santo Espírito de Deus e ter um estilo de vida que agrade ao Senhor e faça com que as pessoas à nossa volta vejam a glória de Deus em nossos testemunhos e atitudes.

VERIFIQUE O SEU APRENDIZADO 

1 , Qual a ideia produzida pela palavra santificação, e seus derivados?
 Na Bíblia, a palavra santificação, e seus derivados, trazem a ideia de algo ou pessoa que foi separado para Deus. 
 
2 . O que é ser uma pessoa santa? 
Uma pessoa santa é uma pessoa separada das coisas do mundo para Deus. 
 
3 . Cite um equívoco sobre a santidade. 
Por exemplo, achar que é possível viver fora do mundo. 
 
4 . Qual a importância da leitura e da obediência à Palavra de Deus? 
 A leitura da Palavra deve nos mover a uma atitude de obediência ao que Deus deixou registrado por escrito. E a obediência deve ser de forma completa. 
 
5 . Você deseja ser santo? 
 Resposta livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima